Prosseguem as obras no Centro Cultural Pagu

As obras para a reforma do Centro Cultural Pagu foram iniciadas no último dia 3 de junho. Segundo o diretor municipal de Cultura, Hélio Fonseca, será feito um aprimoramento da funcionalidade do imóvel.

“A Casa do Artesão voltará a funcionar no seu local de origem. O Centro Cultural Pagu abrigará uma segunda sala de leitura de periódicos, tendo em vista que na Cidade das Artes, na Ceagesp, também haverá um lugar para esse fim”, afirma o diretor. ”As dependências superiores deverão contar com um espaço para um memorial em homenagem à Patrícia Rehder Galvão, além do novo Arquivo Municipal Matildes Rezende Lopes Salomão para a pesquisa de documentos”.

Além dos restauros, também será realizado um projeto completo de adequações de acessibilidade. A execução do serviço é supervisionada pelo Departamento Municipal de Planejamento.

Os recursos no valor de R$ 500 mil foram conseguidos em 2017 por meio de emenda parlamentar da então deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), hoje senadora pelo Estado de São Paulo.

Centro Cultural Pagu

Inaugurado em junho de 1989 pelo prefeito Gastão Cardoso Michelazzo, o Centro Cultural Pagu abriga a Casa do Artesão e comportava a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair até o segundo semestre do ano passado.

O nome é uma homenagem a Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu. Ela foi jornalista, escritora, poetisa, militante política, entre outras atribuições, e teve grande destaque no movimento modernista brasileiro.

O imóvel está localizado no centro de São João da Boa Vista, na Rua Benedito Araújo, 44.