Feriado de Finados deve registrar mais de 10 mil visitantes no cemitério municipal

Previsão é de que sejam celebradas quatro missas durante o sábado

O movimento no cemitério municipal São João Batista, nos dias 1º e 2 de novembro, principalmente no sábado, data do feriado de Finados, deve registrar mais de 10 mil pessoas. 

As visitas ficam autorizadas no período de 7h às 18h. Ao todo, segundo a administração do local, a área conta com aproximadamente 11 mil sepulturas, distribuídas em 37 quadras.

Com 3 portões permitidos para acesso, o cemitério está localizado à rua da Saudade, na Vila Conrado. O cronograma religioso inclui a celebração de cinco missas no sábado, sob a coordenação do padre Alexandre Baldo. 

Elas estão previstas para às 6h30 (Paróquias Imaculada Conceição, Santo Antonio e Perpétuo Socorro), 8h (Paróquias Coração de Maria, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima), 10h (Paróquia São Sebastião e Seminário) e 15h (Paróquia Catedral e Santo Expedito). 

Com estimativa de grande público, o administrador do cemitério, Carlos Ignácio, sugere que os visitantes com limitações de movimento visitem as sepulturas antes ou após o feriado. 

 “Sobre a visitação de pessoas com dificuldades de locomoção, peço que façam a visita no dia 1º ou 4/11, devido ao volume de visitantes no dia de Finados. Nesta data não permitiremos a entrada de veículos entre as quadras”, afirma Carlos. 

Quanto aos serviços nas sepulturas, eles serão permitidos somente até o dia 26. Já a limpeza de túmulos (incluindo pintura) poderá ser realizada no prazo estipulado de 31 de outubro. 

A administração faz questão de reforçar que os serviços de recadastramento de sepulturas estarão suspensos nos dias 1º, 2 e 3 de novembro.

Ambulantes

Conforme ocorre em todos os anos, a rua da Saudade ficará interditada para o tráfego de veículos. A via pública será ocupada por ambulantes, feirantes e membros de entidades beneficentes devidamente regularizados e autorizados pela Prefeitura de São João. 

Na sexta-feira e sábado, eles irão comercializar flores, velas, a tradicional melancia, entre outros produtos.