Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Convite para eleição de Conselheiro Tutelar

Reunião Instrutiva para o Processo Eleitoral

Resultado Final - Prova Objetiva e Subjetiva

RESULTADO PRELIMINAR PROVA OBJETIVA E SUBJETIVA E CANDIDATOS HABILITADOS PARA ELEIÇÃO

Gabarito Oficial
Homologação: Candidatos para Prova
Relação dos Inscritos Habilitados
Edital 001/2019

Sexta-Feira 18 de Outubro de 2019

16 de Julho de 2019
Prefeitura lança programa gratuito de castração animal

Animal microchipado - foto Daniel Carvalho

Prioridade é atender cães e gatos de pessoas de baixa renda

A Prefeitura de São João da Boa Vista está lançando o programa de Esterilização Cirúrgica (castração) para controlar a população de cães e gatos na cidade e promover a conscientização sobre a posse responsável.

ASSISTA AO VÍDEO AQUI

A meta é atender de forma gratuita cães e gatos pertencentes a pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

Dentre as regras para que os animais (a partir dos 6 meses) passem pelo procedimento, o primeiro passo é que os tutores façam um cadastro de comprovação de renda e confirmem residência fixa em São João.

Com a autorização, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, no Serviço de Controle Animal (prédio do Centro de Controle de Zoonoses), localizado à rua Antonio José Milan, 400 – Jardim Vila Rica.

No ato da inscrição, os tutores devem apresentar RG e CPF (original e cópia), comprovante de endereço atualizado, comprovante de renda dos integrantes da família, comprovante de participação em projeto social (se participar) e a carteira de vacinação antirrábica.

Microchip

A médica veterinária responsável pelo programa, Alessandra de Oliveira Pinheiro, explica que as informações fornecidas pelos proprietários irão para um banco de dados.

Com o cadastro pronto, os animais irão receber um microchip na região dorsal entre as escápulas, com leitor especifico, para que seja possível identificar o código de barra presente no dispositivo.

“No caso, ele não tem a localização por GPS. Tem que fazer a leitura dos cincos dígitos. E com isso, a gente consegue cadastrar o número no microchip, que vai estar no animal por toda a vida e vinculado ao seu tutor, principalmente, com os dados pessoais, incluindo endereço e CPF”, afirma a veterinária.

Castração mediante agendamento

A castração somente poderá ser realizada por meio de agendamento no Setor de Controle Animal da Prefeitura. O procedimento cirúrgico acontecerá no hospital veterinário do centro universitário Unifeob. A instituição foi a vencedora da licitação para executar o programa de esterilização cirúrgica.

“É um procedimento é relativamente simples. Nas fêmeas, a cirurgia tem a incisão na região abdominal e nos machos tanto felinos quanto caninos a retirada dos testículos para evitar a reprodução”, afirma Alessandra.

Animais de ONGs ou abandonados também poderão ser castrados. O Setor de Controle Animal informa que famílias não inseridas nos critérios estabelecidos no programa também poderão participar.

No entanto, a aplicação do microchip e o procedimento de castração terão preço popular. O programa ainda busca a conscientizar a população sobre questões de posse responsável e bem-estar animal.

“A gente tem um quadro composto por uma veterinária, um agente administrativo e dois estagiários de veterinária.  É um programa inserido dentro do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. Então, a gente trabalha em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses. É um ganho muito grande para a população”, afirma João Gabriel de Paula Consentino, diretor de Meio Ambiente.