Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Quinta-Feira 18 de Abril de 2019

14 de Fevereiro de 2019
Crianças de cinco creches municipais recebem uniformes escolares

Entrega de kits de uniformes escolares

Prefeitura já iniciou processo de licitação para confeccionar mais uniformes para atender alunos da rede

Na manhã de quinta-feira, dia 14, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São João da Boa Vista, primeira-dama Solange de Camargo Carvalho, visitou a creche municipal Maria José Lopes, no Jardim Lucas Teixeira, para entregar kits de uniformes escolares a 270 crianças da unidade.

Os uniformes entregues foram confeccionados por meio do Projeto Costurando o Futuro, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Este trabalho de confecção ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, ocasião em que 20 costureiras, capacitadas pela Prefeitura em cursos do Polo Regional da Escola de Modas, montaram 800 kits, incluindo 2 camisetas, 1 bermuda, 1 calça e 1 jaqueta para cada criança, totalizando 4.030 peças de roupas.

Nesta primeira etapa, das 13 creches da Prefeitura, 5 delas foram escolhidas pelo Departamento de Educação para receber os uniformes do Projeto Costurando o Futuro.

“Sabendo que pessoas necessitam de algo, a gente sabe que não é bom, mas quando se pode fazer o mínimo para amenizar essa dificuldade das famílias é muito gratificante”, enfatiza Solange.

São as Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs) Maria José Lopes, Jardim Lucas Teixeira; Terezinha Domenicheli Rossi, Parque dos Resedás; Irmã Hermínia Molas, Jardim Nova República; Noêmia Rehder, Vila Brasil e Gastão Cardoso Michelazzo, Recanto do Jaguari.

“Começamos a entrega por essas cinco creches, mas numa outra etapa vamos contemplar todos os alunos da rede, desde a primeira fase até o quinto ano”, afirma Maria Helena Angelini Santana, diretora municipal de Educação.

A dona de casa Ana Maria Soares, responsável por cuidar do neto Hendrik, de 2 anos, ficou satisfeita com o kit. “Eu não teria condições no momento de comprar o uniforme para o meu neto. Por isso, me sinto privilegiada e feliz em ver ele vestido igual as outras crianças”, finaliza.

Costurando o Futuro

Parceria entre Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade Estadual, o convênio do Projeto Costurando o Futuro foi assinado em 2018, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Conforme previa em contrato, a exigência do governo estadual era de que o município produzisse apenas 500 kits de uniformes para ajudar alunos carentes. Entretanto, a Prefeitura superou a quantidade estipulada e produziu materiais a mais, totalizando 800 kits.

“Foi bem organizado. A gente selecionou algumas costureiras que estavam mais preparadas e que fizeram os nossos cursos de polo modas e modelagem”, afirmou a monitora Solange Ferreira Costa.

Com os recursos, foi possível adquirir equipamentos e fornecer bolsa auxílio para as 20 costureiras selecionadas para confeccionar os uniformes no Polo Regional da Escola de Modas, três vezes por semana.

“Algumas coisas eu já sabia. A minha parte foi pregar o zíper nas jaquetas. A professora me ajudou e deu tudo certo”, agradeceu uma das costureiras, Sueli Aparecida Andrade.