Domingo 18 de Novembro de 2018

Prefeitura instala novo consultório oftalmológico no Centro de Especialidades

Consultório oftalmológico

Equipamento terá capacidade inicial para 250 consultas mensais

A administração municipal concluiu esta semana a instalação de um consultório oftalmológico no Centro de Especialidades.

Com a nova estrutura, o Departamento de Saúde da Prefeitura pretende reduzir a fila de espera por exames simples e tornar mais ágil o atendimento aos pacientes que atualmente precisam recorrer ao Hospital Regional de Divinolândia, para procedimentos de baixa complexidade.

Foram investidos R$ 110 mil em equipamentos no consultório, que passará a atender a partir de 5 novembro, com capacidade inicial para 250 consultas mensais, segundo estimativa do Departamento de Saúde.

Recursos da Câmara

Além de recursos próprios da Prefeitura, a instalação do consultório foi possível devido a um esforço conjunto dos vereadores, que aprovaram por unanimidade a devolução de R$ 400 mil em sobras do duodécimo que o Poder Executivo repassou ao Legislativo e que não foram utilizadas no exercício financeiro de 2017. Parte desse recurso foi investida pela administração municipal na compra dos equipamentos do consultório.

Redução de filas

Segundo Lúcio Doval, diretor municipal de Saúde, o objetivo é diminuir drasticamente a fila de cerca de cinco mil pessoas que aguardam por exames oftalmológicos simples, desde 2015. “A partir desta redução, os pacientes que fizerem o agendamento irão aguardar, no máximo, um mês para serem avaliados”, calcula.

O consultório, exclusivo para moradores de São João, está localizado à Rua João Francisco Vallim, 42 – Jardim Santa Rita. Contudo, as consultas devem ser marcadas nas unidades de saúde, respeitando os agendamentos já estabelecidos.

“Não tem como passar ninguém na frente ou tentar inventar uma forma de atendimento. Os que são rotina, são rotina, os que são urgência, são urgência. Lembrando que é um consultório oftalmológico para simples exames: para pacientes que precisam de óculos ou verificação de outras doenças relacionadas aos olhos ”, explica.

O diretor de Saúde ainda afirma que os portadores de doenças mais agudas, que necessitam de análises detalhadas, continuarão se dirigindo à Divinolândia, hospital referência para tratamento oftalmológico na região.

“A grande demanda da população é em relação a consultas simples. E isso a gente vai conseguir fazer. Se for preciso, faremos até mutirões de final de semana para zerar essa fila”, finaliza.

PROGRAMA EXIBIDO EM
06/10/2018