Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:


Chefia de Gabinete
Administração
Ass. de Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Trânsito e Segurança
Assistência Social
Comunicação Social
Cultura
Educação
Engenharia
Esportes
Finanças
Jurídico
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Planejamento
Recursos Humanos
Saúde
Secretaria Geral
Serviços, Obras e Infraestrutura
Turismo



PROVA E GABARITO
CONSELHO TUTELAR

Arquivo Relacionado:
Convocação dos Eleitos
Relação Eleitos e Suplentes
Classificação Final
 










SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Domingo 16 de Dezembro de 2018

08 de Outubro de 2018
Combate à dengue em São João acontece durante o ano todo

Foto: Ministério da Saúde

Trabalho é realizado diariamente por equipe do CCZ e agentes comunitários de Saúde

As ações de combate ao mosquito aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, são realizadas durante o ano todo pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em São João da Boa Vista. 

Devido ao eficiente trabalho direcionado pelo Departamento Municipal de Saúde, a cidade tem situação controlada. No entanto, é necessário que a atenção continue redobrada contra a proliferação do inseto.  

Desta forma, a equipe especializada do CZZ sai às ruas para visitar cerca de 300 residências diariamente. A verificação ainda inclui estabelecimentos comerciais e empresas, considerados pontos estratégicos, e imóveis especiais (com grande aglomeração de pessoas). A estimativa é de que a equipe de agentes comunitários de saúde tenha visitado 90 mil residências neste ano. 

Segundo o coordenador do CCZ, Marcelo Menato, a cada dois meses os profissionais retornam aos locais visitados para uma nova avaliação. Mesmo com a intensidade de ações para eliminar os criadouros, o responsável faz um alerta importante. 

“O mosquito leva somente 7 dias para sair do ovo até a formação. Não basta somente a equipe da Prefeitura visitar as residências a cada 60 dias. É preciso que a população cuide do seu ambiente para que não fiquem recipientes que acumulem água”, orienta Menato. 

Neste ano, de acordo com balanço do Departamento de Saúde, foram registradas 76 notificações de casos suspeitos de dengue em São João. Deste total, 74 tiveram diagnóstico negativo, enquanto que dois aguardam pelo resultado. 

Uma das vantagens de São João, conforme ressalta o coordenador do CCZ, é o fato de o município contar com exames de testes rápidos em todas as unidades de saúde. 

“Então, a pessoa chega na unidade de saúde com suspeita, faz o teste e rapidamente a gente consegue ter a certeza se é dengue. Isso aparelhagem é bom porque no caso de um quadro mais grave da doença é possível fazer o tratamento correto”, afirma. 

Além do trabalho do Centro de Controle de Zoonoses, a Prefeitura conta com outros relevantes serviços que têm colaborado com a diminuição de criadouros. Dentre eles estão a Coleta Cata Treco e Coleta Seletiva, ambas supervisionadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente. 

O projeto de lei de 2015, de autoria do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, que prevê multa aos proprietários de terrenos, residências, comércio e indústria flagrados pela fiscalização em condições que permitam a proliferação do mosquito transmissor da dengue também contribuiu para a diminuição de criadouros.  

“É muito importante que os nossos agentes consigam entrar e verificar o imóvel. Eles são todos uniformizados com crachá. Esse agente tem um olhar especializado. Ele vai olhar locais onde a pessoa não consegue entender que ali pode existir um foco de dengue”, destaca o coordenador do CCZ. 

[ Voltar ]


JORNAL OFICIAL

CLIQUE PARA ACESSAR





A Cidade de São João
Atualização Cadastral de IPTU
Alvarás Emitidos - Validação
Cemitério
Compras e Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Consulta de Processos
Convênio Empresas Servidores
Detran - SP
Diagnóstico Sócioeconômico
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
Exemplo Memorial de Atividades
IPVA
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Portal da Transparência
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Repasses ao Terceiro Setor
Plano Municipal de Acessibilidade
COMEN
 











Vagas Abertas


©2018 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-223
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 0800 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação