Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Terça-Feira 18 de Setembro de 2018

28 de Agosto de 2018
Obras de conservação do Paço Municipal estão em andamento

Primeira fase deve terminar em outubro de 2018; prédio é de relevante valor histórico para São João.

As obras de conservação do Paço Municipal, iniciadas em julho, estão em andamento e são supervisionadas pelo Departamento de Planejamento da Prefeitura.

No momento, os trabalhos se concentram na área externa e envolvem pintura e reforma da calçada, recuperação de detalhes arquitetônicos da fachada e troca de vidros e janelas danificados.  O prédio histórico abriga o gabinete do Prefeito e outras quatro repartições públicas.

Ainda em estudo, pelo Departamento de Engenharia, há previsão para uma reforma interna, com foco em obras de acessibilidade, troca de elementos em madeira que estejam deteriorados e pintura. Para esta fase está em planejamento a escolha de métodos construtivos e materiais apropriados à conservação do edifício.

Responsável pela execução do projeto, a engenheira do Departamento de Planejamento, Dulcyneia Paiva, prevê para outubro o término da primeira fase   e destaca a importância da manutenção feita pela Prefeitura.

“O prédio é de relevante valor histórico para o município. E como está localizado no perímetro de preservação do Theatro Municipal, os trabalhos de conservação foram aprovados pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental (CONDHEFIC)”.

Ainda segundo Dulcyneia, a única dificuldade encontrada até agora foi a extração das raízes das árvores da espécie Fícus que existiam na calçada lateral.

O Paço Municipal foi construído em uma área de cerca de 1.200,00m² e   inaugurado em 24 de junho de 1942, na gestão do prefeito Henrique Cabral de Vasconcellos. A última reforma ocorreu na administração do prefeito Gastão Cardoso Michelazzo (1989/1992).

PROGRAMA EXIBIDO EM
08/09/2018