Bom dia! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:


Chefia de Gabinete
Administração
Ass. de Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Trânsito e Segurança
Assistência Social
Comunicação Social
Cultura
Educação
Engenharia
Esportes
Finanças
Jurídico
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Planejamento
Recursos Humanos
Saúde
Secretaria Geral
Serviços, Obras e Infraestrutura
Turismo



PROVA E GABARITO
CONSELHO TUTELAR

Arquivo Relacionado:
Convocação dos Eleitos
Relação Eleitos e Suplentes
Classificação Final
 








SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Quarta-Feira 15 de Agosto de 2018

15 de Maio de 2018
As Galvão abrem a 4ª Semana Fica-Fica dia 24 de maio

Semana Fica-Fica (divulgação)

Programação gratuita reúne artistas no Theatro Municipal e praças da cidade de 24 a 27 de maio 

As Galvão, duas das vozes mais respeitadas da música sertaneja, vêm a São João da Boa Vista, na noite de quinta-feira, 24 de maio, para cantar os principiais sucessos da carreira. O show acontece no Theatro Municipal, às 20h30, na abertura da 4ª Semana Fica-Fica. 

Organizado pelo Departamento de Cultura, o evento, criado por meio de lei municipal, é uma forma de incentivo à música sertaneja e homenagens a Gavino Quessa, um dos comunicadores mais populares da história do rádio de São João e região. 

Principais estrelas da programação, não é a primeira vez que as irmãs Mary e Marilene, As Galvão, marcam presença na cidade. As artistas, com 70 anos de estrada musical, já participaram de shows, em São João, a convite do próprio radialista Fica-Fica.  

Para a abertura do evento, as cantoras paulistas prepararam uma exibição especial com as canções “No Calor dos Teus Abraços”, “Coração Laçador” e “Beijinho Doce”, obras consagradas e muito divulgadas na época em que o comunicador Fica-Fica apresentava programas na rádio Piratininga AM 970.  

Já na sexta-feira, 25, a programação se estende ao Jardim Europa, ocasião em que a Praça Jair Januzzi (Praça da Viola) recebe a Orquestra de Violas de Holambra. 

O som dos instrumentos de cordas volta a ser emitido no sábado, dia 26, em outro importante espaço público da cidade: Praça Benedito Galli, no Jardim Nova República. 

Desta vez, as obras musicais ficam com a interpretação da recém-criada Orquestra de Violas de São João da Boa Vista. Sob a regência do maestro Luís Filipini, a exibição dos violeiros começa às 20h. 

O encerramento da 4ª Semana Fica-Fica acontece no domingo, dia 27, às 20h, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Caslini). O cantor Serginho, acompanhado de convidados, sobe ao palco para um show que promete ser bem dançante.  

Semana Fica-Fica

A Semana Fica-Fica, instituída por meio de lei municipal, presta homenagens ao radialista Gavino Quessa, que marcou época na história do rádio de São João da Boa Vista e região. 

Acostumado a citar o famoso bordão “Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo!”, Gavino Quessa, o compadre Fica-Fica, começou a carreira artística em 1947. 

Mineiro de Andradas, nascido em 1922, o comunicador era filho de imigrantes italianos. Anos mais tarde, passaria a ser um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região. 

Numa época em que o rádio fazia parte, com exclusividade, da vida cotidiana e imaginário da população, Fica-Fica apresentou programas de auditório (Difusora ZYJ6) e produziu as atrações de sucesso “Terra Sempre Terra, “Amanhecer no Sertão”, “Viola de Ouro” e “Festa na Fazenda”, na rádio Piratininga AM 970. 

Locutor renomado, Fica-Fica participou de incontáveis exibições teatrais e circenses tanto na zona urbana quanto na zona rural. Uma de suas marcas era apoiar artistas locais. 

Nos shows realizados pelo radialista, em São João, o público teve a oportunidade de prestigiar estrelas como Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Elke Maravilha, Trio Parada Dura e as próprias As Galvão, convidadas da 4ª edição da Semana Fica-Fica. 

Devido aos excelentes serviços prestados no rádio em favor da cidade e região, ele recebeu do presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, o título de Cidadão Sanjoanense, em 1982. 

Antes conquistar ouvintes na Rádio Piratininga, o comunicador exerceu as funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas, além de ter se tornado o dono da tradicional loja “Jeca Tatu”, no antigo mercado municipal. 

Fica-Fica morreu em 1994. No entanto, o radialista manteve sua história e jargões vivos por meio de homenagens prestadas. Uma delas é a inclusão de seu nome ao bosque Gavino Quessa, área da Prefeitura de São João, localizada nas proximidades do clube Mantiqueira. 

Outra lembrança relevante é a Semana Fica-Fica, evento dedicado ao incentivo da música sertaneja. 

Também radialistas, os filhos Osvaldo Quessa e Neno Quessa, herdaram o dom do pai e seguem ocupando os microfones da rádio Piratininga com os programas “Terra sempre Terra” e “Manhãs na Roça”, respectivamente, aos sábados e domingos. 

[ Voltar ]

PROGRAMA EXIBIDO EM
11/08/2018


PROGRAMAS ANTERIORES

JORNAL OFICIAL

CLIQUE PARA ACESSAR





A Cidade de São João
Atualização Cadastral de IPTU
Alvarás Emitidos - Validação
Cemitério
Compras e Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Consulta de Processos
Convênio Empresas Servidores
Detran - SP
Diagnóstico Sócioeconômico
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
Exemplo Memorial de Atividades
IPVA
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Portal da Transparência
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Repasses ao Terceiro Setor
Plano Municipal de Acessibilidade
COMEN
 











Vagas Abertas


©2018 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-223
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 0800 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação