PROCESSO ELEITORAL

Quarta-Feira 19 de Junho de 2019

03 de Agosto de 2017
São João conclui mais uma etapa de discussões sobre o Plano Diretor

Foram votadas 17 propostas de emendas ao texto original, sendo 13 delas aprovadas

Na última terça-feira, dia 01/08, aconteceu a Conferência Municipal do Plano Diretor Estratégico de São João da Boa Vista. Na ocasião, foram votadas 17 propostas de emendas ao texto original apresentadas pelos munícipes.

Esta foi a última etapa de discussão do Plano Diretor, após dois anos de debate em 80 reuniões com entidades civis de diversos setores e 24 reuniões com a população de 88 bairros da cidade.

O Plano Diretor agora segue para a Câmara Municipal onde será debatido e votado pelos vereadores.

A Conferência Municipal aconteceu no auditório da EMEB Luiza de Lima Teixeira, no Jardim Lucas Teixeira, e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, além dos 22 delegados, membros do Conselho Municipal de Urbanismo (CMU), responsáveis pela votação das emendas propostas pela população.

As propostas de emendas mais debatidas tratavam de áreas a serem incluídas no perímetro urbano e alterações no texto referente ao Polo de Educação. A maioria dos delegados votou pela rejeição dessas emendas, preservando o texto original. Ou seja, mantendo o perímetro urbano como prevê o anteprojeto do Plano Diretor e os detalhamentos do Polo de Educação, que é parte do Plano de Desenvolvimento Econômico de São João da Boa Vista. As demais emendas, que propunham alterações simples de conteúdo, foram aprovadas.

Ao final da Conferência, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho agradeceu a participação dos presentes em um momento tão relevante para o futuro da cidade, reforçando a importância da participação popular ao longo da construção do conteúdo do Plano Diretor.

Rodión Moreira, coordenador da mesa da Conferência e presidente do Conselho Municipal de Urbanismo (CMU), por sua vez, falou sobre a importância da discussão democrática do futuro da cidade. “O processo de elaboração do Plano Diretor foi realizado de forma transparente, gerando debate e interesse da população. A Conferência ratifica tudo que foi discutido ao longo dos últimos dois anos, dando mais uma vez a oportunidade de todos contribuírem com propostas de emendas que foram democraticamente votadas”.