Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Assessoria de Planejamento

Procurar por uma cidade como São João da Boa Vista, identifica-o como empresário exigente e que procura o que há de melhor em termos de infra-estrutura adequada aliada a uma excepcional qualidade de vida.

Segunda-Feira 20 de Novembro de 2017

07 de Março de 2017
São João é também a melhor cidade do país para idosos

Atividade física
Centro Dia do Idoso
Confraternização idosos

Índice levou em conta ações para idosos e condição geral da cidade

São João da Boa Vista agrega mais um importante indicador social: o de melhor cidade do Brasil para viver após os 60 anos, entre municípios com até 100 mil habitantes. O dado compõe o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) e foi divulgado no último dia 4 de março pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

A pesquisa, realizada em 500 municípios, levou em conta não só as ações específicas para idosos, mas também a condição geral da cidade, em termos econômicos, sociais, culturais, saúde e educação. Segundo a reportagem do Jornal Nacional, “a ideia é quanto melhor for a vida das crianças, dos jovens, do adulto jovem, melhor será o bem estar dos idosos. Tratar bem de todos para que todos sejam beneficiados”.

Obtenção dos dados

Os dados avaliados pelo IDL foram coletados em fontes oficiais, como a Agência Nacional de Saúde (ANS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério das Comunicações, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Tesouro Nacional; em instituições acreditadas como Fundação úlio Vargas, PNUD; e demais instituições como Serviço Nacional do Comércio e Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. A íntegra da pesquisa pode ser consultada em http://idl.institutomongeralaegon.org/.

São João cuida de sua população idosa

Segundo o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), na última década a expectativa de vida subiu de 73 para 77 anos em São João. Com as pessoas vivendo mais, o investimento do município no bem estar dos idosos é constante.

As políticas públicas municipais desenvolvidas para a terceira idade são abrangentes e com foco no acolhimento e na integração. Um exemplo são os centros de convivência do idoso (CCIs), que proporcionam moradia a quem não têm condições de garantir a própria sobrevivência.

Atualmente, a Prefeitura mantém três deles: Centro de Convivência do Idoso Dona Beloca, no bairro Pratinha; José Peres Castelhano, no Jardim Nova República; e Morada Onofre Inocentini, no Solário da Mantiqueira. Ao todo, as três unidades abrigam 126 idosos.

“Esses núcleos oferecem moradia digna a idosos de baixa renda. Recentemente, a administração do prefeito Vanderlei reformou todas as 31 residências do Centro de Convivência do Idoso Dona Beloca”, explica Eliane Rossi, diretora de Assistência Social.

Além dos CCIs, a Prefeitura mantém o Centro de Integração do Idoso, no bairro Rosário, onde mais de 250 pessoas participam de atividades de artesanato, dança, ginástica, pintura e recreação.

Centro Dia vai funcionar como creche para idosos

Em fase de acabamento, o Centro Dia do Idoso, construído pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado, no bairro Recanto das Águas, é um equipamento que fará toda a diferença na vida de famílias que precisam trabalhar, mas não têm onde deixar seus idosos. O Centro Dia vai funcionar como uma creche, acolhendo os idosos e oferecendo a eles oportunidade de convívio, saúde, lazer e qualidade de vida.

Município se destaca em outros indicadores

São João da Boa Vista foi classificada pelo Índice de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) / 2011 como a 50ª melhor cidade brasileira para se morar.

Seu IDH – Índice de desenvolvimento Humano de 0,843 é considerado o 28º melhor do Estado de São Paulo e o 50º melhor do país.

Um dos diferenciais de São João da Boa Vista é a educação. Em 2015, o município atingiu 6.7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Com isso, o desempenho das escolas municipais está acima da meta fixada pelo MEC para 2017.

O IDEB é o principal indicador de qualidade educacional do país e combina informações de performance em exames padronizados obtido pelos estudantes ao final das etapas do ensino fundamental e médio.

São João da Boa Vista também ocupa a 41ª posição no ranking das 50 cidades mais inteligentes do país e o 6° lugar entre os municípios com menos de 100 mil habitantes.

A pesquisa da Urban Systems, publicada pela Revista Exame (edição de julho 2015) analisou 70 indicadores de 11 áreas de gestão pública de 700 municípios.

Os setores avaliados foram: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Planejamento Urbano, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação.

No item empreendedorismo, São João está em 9º lugar na pesquisa, atrás de Recife, São José dos Campos, Porto Alegre, São Carlos, Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília.

No início de junho de 2015, o município foi citado no “Perfil da Competitividade Brasileira” da Fundação úlio Vargas (FGV) e do jornal Financial Times (FT).

De acordo com o estudo, São João e sua microrregião estão em 4º lugar no Estado e em 6º no país na área da Saúde, e em 12° no Estado e 16° no âmbito nacional, em qualidade na Educação Básica.

O conjunto de ações em todas as áreas da administração municipal rendeu à Prefeitura sanjoanense o conceito B+ (muito efetivo) no Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM), ano base 2015, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, divulgado em 2016.

Coleta Seletiva
Jornal Oficial